terça-feira, 28 de janeiro de 2014

RETROSPECTIVA 2013! 2ª parte


SEGUNDO SEMESTRE COM AGENDA INTENSA
Olá!

Ainda em ritmo de férias, mas com intensa preparação para um ano que promete ser bastante movimentado. Enquanto isso, vamos recordando e finalizando o balanço anual de eventos que a oficina fez durante o segundo semestre de 2013.

CRISTIANO CESARINO RECEBE HOMENAGEM COM TROFÉU OBELISCO DA PAZ

 
O mês de agosto de 2013 inicia com um grande evento na cidade de Santana do Livramento-RS, este intitulado “TROFÉU OBELISCO DA PAZ”. Anualmente a câmara municipal de Santana do Livramento agracia pessoas que tiveram atuação marcante em diversas áreas onde o professor Cristiano Cesarino e sua oficina receberam o troféu destaque cultural por indicação do Vereador Gilbert Gisler (Xepa).

 
5º CANTO MISSIONEIRO E CANTO MISSIONEIRO PIÁ

Ainda no mês de agosto participamos na cidade de Santo Ângelo-Rs no canto missioneiro, um dos maiores festivais do estado do Rio Grande do Sul, marcado por difundir a música e a cultura missioneira. Estivemos participando com a Música RECANTO DE VIDA E PAZ de Eron Carvalho e Diego Garcia, defendida pelo grupo missões, Eduardo Maicá e interpretada por Antonio Fontoura  e  RELATO DE UM CAUSO com letra de Roberto Huerta com música de Volmir Coelho, defendida por Alex Har acompanhados por Cristiano Cesarino, Halber Lopes e Edmilson Rodrigues.

Já no canto piá missioneiro estivemos com a participação de NICOLE CARRION com a composição CINCO ESTRELAS DE LUZ com letra de Rômulo Chaves e música de Cláudio Schineider e Piero Ereno na categoria juvenil e MARIA ALICE na categoria mirim com a composição COISAS DO CORAÇÃO de (Lauro Simões e Luis Cardoso) onde a mesma venceu a categoria, tendo sua participação efetivada no DVD do evento por esta conquista.
 

GUYANUBA DA CANÇÃO CLASSIFICA MARCIANO REIS FILHO E DANI WINZ
 
Foram classificados no mês de agosto para Guyanuba piá Dani Winz com a composição um céu pra revoar e Marciano Reis Filho com a musica Cruzando a Vida. Participaram os músicos VINICIUS FIALHO, IURY IRIGARAY E MARCONDES CHAGAS.
Ainda Marciano e Dani participaram na Guyanuba profissional acompanhando os artistas Adair de Freitas e Márcio Rosado.

 
2º CANTO DE LUZ DE IJUÍ
 Ainda no mês de agosto na cidade de Ijuí-RS participamos no festival CANTO DE LUZ onde foi classificada para a final a composição PRA QUEM TIRAR O CHAPÉU com letra de Volmir Coelho e Othelo Caiafo e música de Volmir Coelho. Foi defendida pelos músicos Cristiano Cesarino, Jorge Prado, Nirion Machado, Volmir Coelho com a interpretação de Ita Cunha. 
 
CANTO FARROUPILHA
 
O mês de setembro de 2013 começa com a participação na final do Canto Farroupilha na cidade do Alegrete-RS, com a Composição RASTREADOR com letra, música e interpretação de Volmir Coelho. Estiveram participando os músicos Cristiano Cesarino, Nirion Machado e Jorge Prado. Esta música foi uma homenagem ao tio gringo, uma grande figura do Alegrete que foi picado por uma cobra e escapou, ficando pra contar suas histórias de suas caçadas para todos seus amigos, grande pessoa que teve sua ilustre homenagem pelo nosso canto.

SEMANA FARROUPILHA DE 2013.
 
No PTG TROPEIROS DA TRADIÇÃO E CTG RINCÃO DA CAROLINA foram os shows de Cristiano Cesarino, acompanhado por Vinícius Fialho, Iury Irigaray aos violões, Edmilson Rodrigues ao contra baixo e Vinícius Leal ao cajon. Ainda nas mesmas entidades houveram  apresentações dos alunos da oficina de música Cristiano Cesarino abrilhantando as suas noites de festejos.
Uma participação destacável foi a do grupo DE VEREDA que animou as noites da semana farroupilha no CTG SENTINELAS DO PLANALTO com os alunos: Kristopher Pires, Trajano Silva e Marciano Reis Filho.


PARTICIPAÇÃO NO TAURART EM SANTANA DO LIVRAMENTO.
 
 
 Ocorreu no mês de outubro no movimento nativo os Tauras a segunda edição do TAURART nas modalidades declamação e interprete, onde a oficina teve um grande destaque com uma expressiva premiação no evento sendo mencionadas:
 
Mirim Feminino:
1º lugar: Camila de Paoli
2º lugar: Maria Alice
 
Mirim Masculino:
1º lugar: Juan Victor Borges Winz
2º lugar: Guilherme Fernandes
3º lugar: Willian Felipe de Almeida
 
Juvenil Feminino:
1º lugar: Daniela Winz
2º lugar: Maria Elisabeth de Moura
3º lugar: Giovana Balcemão
 
Juvenil Masculino:
1º lugar: Kristopher Pires
2º lugar: Matheus Fontoura Fialho
3º lugar: Pedro Farias
 
Adulto Masculino:
1º lugar: Marciano Reis Filho
 
Adulto Feminino:
1º lugar: Gabriela Gisler
 

SHOW NOS CAMINHOS DA CANÇÃO COM NICOLE CARRION

Ocorreu no dia 03 de novembro no Teatro Municipal de Rivera o musical NOS CAMINHOS DA CANÇÃO, um projeto que representou um divisor de águas para a oficina de música Cristiano Cesarino. Fruto de um planejamento de 14 meses, inspirado pelo sonho da jovem Nicole Carrion em executar um espetáculo com o conceito de conciliar musica e dança. Para isso, foi integrado ao projeto o grupo de danças pitangueira sob a coordenação coreográfica de Rodrigo Machado, Cristiano Cesarino foi o produtor musical e arranjador das composições, a produção áudio visual foi de Beto Carrasco e a sonorização ficou a cargo de Stilos Pop de Rivera, design gráfico de André Kelbouscas com direção executiva de Ana Carrion. O evento contou com a participação de mais de 400 pessoas, lotando as dependências do teatro, onde o público reverenciou o talento e a versatilidade de Nicole. O projeto teve por objetivo de difundir a musica e a dança gaúcha com suas influências expressivas. Tiveram a participação dos músicos TRAJANO SILVA, ANDRÉ KELBOUSCAS, MARCIANO REIS FILHO, VINÍCIUS FIALHO, ÉRICO ROCHA E EDMILSON RODRIGUES, com participações especiais de Rogério Cunha, Carolina Carvalho,Maria Alice, Nina Machado e Camila de Paoli.


X CANTO DOS ERVAIS E PONCHE VERDE NO MESMO FINAL DE SEMANA.
 

  No mês de novembro participamos no Canto dos Ervais em sua décima edição realizada na cidade de Palmeira das Missões-Rs no CTG Sinuelo da Querência. Nesta oportunidade classificamos na categoria mirim Maria Alice com a música Coisas do Coração e na categoria juvenil com a música O NADA e premiada com melhor tema inédito e terceiro lugar Nicole Carrion com a música  NOIVA DE GARIBALDI de Belmiro Pereira e Cristiano Cesarino. Estiveram no evento os músicos: Vinícius Fialho, Iury Irigaray, Trajano Silva, Vinícius Leal, Edmilson Rodrigues e Fernando Sampaio.

Já em Dom Pedrito estivemos na 28º PONCHE VERDE DA CANÇÃO defendendo na final a composição DEPOIS DA ÚLTIMA RECORRIDA com letra de Joel de Freitas Paulo e Othelo Caiafo e música e interpretação de Volmir Coelho. Acompanhando os músicos Cristiano Cesarino, Nirion Machado, Edmilson Rodrigues  e Tiago Clavijo.

OFICINA PARTICIPA NA XXVI CALIFÓRNIA PETIÇA INTERNACIONAL.

  Ocorreu no mês de novembro de 2013 na cidade de Uruguaiana no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, mais uma edição da Califórnia Petiça Internacional, o festival teve grande evidência por oportunizar aos jovens a chance de cantar e tocar no berço e templo dos festivais onde foi realizado o primeiro festival nativista de que se tem conhecimento. Tivemos um grande desafio em conciliar juntamente ao ENART o remanejo de músicos que acabaram de certa forma limitando a participação nos dois eventos. Mas isto foi administrado com muita determinação e vontade de superar as adversidades.
Não poderíamo deixar de destacar a estreia do Arthur Cesarino com a música diário de um fronteiriço de Erlon Péricles, nos encheu de orgulho e emoção.
 
Premiações:
Pré mirim feminino:
Maria Alice (1º lugar)

Pré mirim masculino
Arthur Cesarino (3º lugar)

Juvenil masculino
Kristopher Pires (2º lugar)
Matheus Fontoura Fialho (3º lugar)

Especial masculino
 
Vinicius Leal (3º lugar)

Especial feminino
Patrícia Pedroso (1ºlugar)


OFICINA PARTICIPA NA FINAL DO ENART


Estiveram na final do Enart na cidade de Santa Cruz do Sul os alunos VINÍCIUS LEAL, MARCIANO REIS FILHO e a classificação para a grande finalíssima NICOLE CARRION. Para mim foi gratificante ver meus alunos trilhando os meus passos trilhados há muitos anos, pois no ano de 2000 fui campeão nas modalidades de violão e conjunto instrumental.
 
8ª VERTENTE PREMIA ALUNOS DA OFICINA


Festival idealizado por estudantes, a vertente assume um papel em destaque em Santana do Livramento. A qualidade do evento associada a grandes composições e a cobertura dos principais veículos de comunicação do município, foram determinantes para consolidar o evento entre os melhores do ano. A oficina teve uma significativa representação. Premiando as seguintes composições:
 Mirim: 1º lugar: DOIS CAMINHOS E UM PAR DE BOTAS de Zeca Alves, Robson Garcia e César Fernandes, interpretada por Guilherme e Pedro Fernandes, esta composição ainda obteve a premiação de melhor poesia.
2 º lugar: AMIGOS DE SANGUE de Dionísio da Costa e Marcelo Nows, interpretada por Felipe Adornes, esta composição agraciou Felipe como melhor interprete e destaque do festival

 Juvenil:
1º lugar: SAUDADE DE MIM  de Belmiro Pereira e Luis Cardoso, foi interpretada por Kristopher Pires;
2º lugar: SOGUEIRO de Paulo Osório, Leonardo Borges e Marciano Reis Filho, interpretada por Matheus Fontoura Fialho.

 Adulto:
1º lugar: EU TE SONHEI PARA O INVERNO de Sérgio Sodré e Marciano Reis Filho.

Temático:
1º lugar: BOITATÁ de Cristiano Cesarino interpretada por Nicole Carrion;
2º lugar: SALAMANCA DO JARAU  de Florencio Teixeira e Vinícius Leal.
Melhor instrumentista para Trajano Silva.
 
 
MARCELLO CAMINHA EM VISITA À OFICINA
 
 
Marcello Caminha, músico bageense, é um dos maiores nomes da música gaucha na atualidade, esteve em Santana do Livramento participando na comissão avaliadora de vertente estudantil, veio nesta oportunidade conhecer o projeto da Oficina de Música Cristiano Cesarino e  divulgar seu livro 14 estudos para o violão gaúcho. Ambos nesta ocasião, trocaram muitas experiências e ideias sobre a música nativista e suas abordagens de ensino aprendizagem, isto, já vinha sendo discutido desde a coxilha de Cruz Alta-Rs, quando os alunos da oficina participaram do Workshop de Marcello no museu Érico Veríssimo e que foi de significativa relevância como forma de incentivo aos estudantes em aperfeiçoar suas habilidades.
 
 LARGANDO PRA VILA É A MAIS POPULAR NO FESTIVAL CANTE, PINTE E DANÇE LIVRAMENTO.

O início do mês de dezembro aconteceu no parque internacional o festival Cante, Pinte e Dance Livramento, o evento temático “Cerro de Palomas, um portal na pampa”. Na oportunidade participaram as musicas defendidas pela oficina: ROMANCE NAS ALTURAS com letra e música de Solon Nunes  interpretada por Kristopher Pires, ao MARCO DAS POMBAS com letra e música de Cristiano Cesarino foi interpretada por Marciano Reis Filho e LARGANDO PRA VILA com letra de Marciano Reis e música e interpretação de Cristiano Cesarino sagrou-se com o premio de musica mais popular do evento. Participaram os músicos Trajano Silva, Edmilson Rodrigues, Marciano Reis Filho, Kristopher Pires, Iury Irigaray e Solon Nunes.


CANTO MOLEQUE MARCA APOTEOSE DO ANO PARA OFICINA COM CHAVE DE OURO


 
O mês de dezembro encerra o calendário de eventos da oficina em Candiota-RS, na 20ª edição do Canto Moleque, evento este considerado pela crítica como o maior evento do estado voltado para os artistas iniciantes. Destaca-se por revelar inúmeros artistas consagrados, o canto moleque oferece uma estrutura profissional o que permite potencializar os conjuntos musicais de forma a agregar em arranjos, assim qualificando as composições a interpretação e consequentemente, o evento. A oficina teve oito premiações no ano de 2013 sendo estas abaixo:
CATEGORIA MIRIM MASCULINO:
2º lugar: Juan Victor Borges Winz
3º lugar: Pedro Fernandes
CATEGORIA JUVENIL FEMININO:
1º Lugar: Nicole Carrion
 
CATEGORIA JUVENIL MASCULINO:
2º Lugar: Kristopher Pires
 
CATEGORIA ESPECIAL MASCULINO:
3º lugar: Marciano Reis Filho
 
MELHOR INSTRUMENTISTA:
Trajano Silva
MELHOR CONJUNTO INSTRUMENTAL:
Cena de Campo (Juan Victor Borges Winz)
DESTAQUE:
Arthur Micael Labrea Cesarino
HOMENAGEM:
Cristiano Cesarino, pela destacada participação ao longo dos 20 anos do evento concorrendo e levando seus alunos.
Participaram ainda como interpretes representando Santana do Livramento: Guilherme Fernandes, Matheus Fontoura Fialho, Lucas Lopes, Pedro Farias, Edmilson Rodrigues, Vinícius Leal e Renata Ávila. Além dos músicos: Guilherme Cremonini, Iury Irigaray, Vinícius Fialho e Dani Winz.
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 
Gostaria de agradecer a Deus por nos dar forças e muita paciência para conduzir esta oficina, também a incansável Deisi Labrea pela determinação, ao astuto Marciano Reis Filho pela condução auxiliar nos treinamentos, aos alunos e pais a confiança em nosso trabalho, a Camara Municipal de Vereadores de Santana do Livramento e a Secretaria de Cultura de Candiota pelas homenagens prestadas. Isto só revigora nosso compromisso de projetarmos nossa arte musical aos jovens e adultos que apreciam e criam a sua identidade com bases ostentadas nas raízes culturais do nosso povo gaúcho. Acreditamos  que a música ainda é uma das ferramentas que permitem a inclusão e a integração familiar, o trabalho em equipe, associada a disciplina, responsabilidade e motivação são as competências necessárias para a potencialização de suas artes musicais. Neste ano que adentra, novos desafios serão assumidos, devemos sempre buscar algo que ainda não fizemos e aperfeiçoar aquilo que já conquistamos.
 
Muito obrigado a todos!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário